CONTATO: PROF. RICARDO

(87) 9605-7191

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram

O Projeto Cubo Mágico Bodocó surgiu no início de 2015 a partir da iniciativa do Professor Ricardo Mendes que leciona Matemática na Escola Municipal Antonio Custódio, localizada na Vila Cacimba Nova, zona rural do Município de Bodocó-PE. O professor Ricardo assistiu a uma reportagem na TV onde um professor dava aulas de cubo mágico numa escola de São Paulo, na época ele ainda nem sabia resolver, tão pouco sabia que aquele professor de São Paulo era o Rafael Cinoto, sua futura inspiração. Após isso, o Professor Ricardo aprendeu a resolver o cubo e o levou para a escola, onde leciona até hoje, a fim de despertar a curiosidade de seus alunos, eles ficaram encantados

e logo queriam aprender também. Para saber se daria certo, ele ensinou primeiramente, em casa, à sua irmã Raíssa e, em alguns dias ela conseguiu. Foi quando com autorização do Gestor da instituição na época, Anderson Sindeaux, que foram formadas turmas para aprender a resolvê-lo. O primeiro evento foi no mês de agosto daquele ano, numa gincana da escola, onde uma das provas era o cubo mágico e contou com a participação de 8 estudantes que tinham aprendido recentemente. Em dezembro de 2015, foi realizado o 1º Campeonato não-oficial apenas nas modalidades 2x2 e 3x3 contando com a participação de 17 estudantes.

Em 2016, mais estudantes se interessaram, as oficinas passaram a ser realizadas semanalmente em horário extraclasse e o número de “curiosos” só aumentava. Neste ano foi realizado o 2º campeonato não-oficial com a participação de 26 estudantes, tendo como premiação medalhas e certificados.

Em 2017, a escola estava sob nova gestão, mesmo assim o seu novo Gestor Cristiano Vieira continuou dando todo apoio e o número de adeptos continuava crescendo. O 3º campeonato contou com quase 40 participantes nas modalidades 2x2, 3x3, pyraminx e 3x3 com uma mão. Foram meses de preparação e ansiedade, pois este campeonato serviu de classificação para o evento mais importante da história do projeto até então: o Cariri Open 2017, em Juazeiro do Norte-CE, primeiro campeonato oficial que iriam participar. Estudantes e alguns professores que iriam participar estavam com grande expectativa, até a TV Globo veio fazer reportagem sobre o projeto rsrsrs. Foi quando em 19 de novembro de 2017, saiu de Bodocó uma caravana com mais de 30 pessoas para “invadir” o campeonato em Juazeiro do Norte, foi um campeonato espetacular!

O crescimento e os sonhos não paravam, em 2018 surgiu a idéia de realizar o 1º campeonato oficial em Bodocó: o BODOCÓ OPEN. Foi um ano de bastante trabalho e dedicação em preparação para o campeonato, o número de estudantes cubistas já tinha ultrapassado as 100 pessoas, mas nem todos puderam comparecer, mesmo assim, o evento que foi realizado nos dias 29 e 30 de setembro ainda teve 60 participantes, também foi possível contar com a presença de Rafael Cinoto, uma referência para o esporte no Brasil além de participantes dos estados da Bahia, Ceará e São Paulo, enfim, o campeonato foi a concretização de um sonho. Em 25 de novembro do mesmo ano mais uma vez saiu uma caravana com mais de 30 pessoas rumo campeonato Cariri Open.

O ano de 2019 veio e trouxe consigo uma das maiores parcerias do projeto até então: a BIOCUBE juntamente com seu proprietário Tiago Dias. Ambos foram responsáveis pelo fornecimento gratuito de dezenas de cubos mágicos de excelente qualidade aos cubistas participantes do projeto, o que deu uma grande injeção de ânimo para a segunda edição do campeonato. O BODOCÓ OPEN 2019 foi realizado nos dias 5 e 6 de outubro e teve alguns dados interessantes:

  • O maior número de participantes em campeonatos realizados no Nordeste: 84;

  • Deste total, 48 eram do sexo feminino, o equivalente a 57,14% o maior percentual de participação feminina do mundo;

Com tanta mulher participando, duas delas conseguiram recordes nacionais femininos: Raíssa Mendes com média de 6.30 seg no pyraminx e Sabrina Souza com média de 1:40.21 no megaminx, sendo ambas as cubistas participantes do Projeto Cubo Mágico Bodocó e patrocinadas pela biocube.

Para o futuro esperamos continuar crescendo e, tendo a parceria da Biocube, o crescimento será praticamente uma certeza, para que assim possamos levar e expandir a alegria do cubo mágico a cada vez mais pessoas

RECEBA NOVIDADES, INSCREVA-SE!

BIOCUBE - CNPJ: 35.534.583/0001-15 © Todos os direitos reservados. 2019